Parking no centro de Amadora

Amadora é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito e área metropolitana de Lisboa. É sede de um dos mais pequenos municípios de Portugal, com apenas 23,79 km², mas 175 136 habitantes (2011), sendo o mais densamente povoado do país e a quarta cidade mais populosa de Portugal, dividindo-se em seis freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Odivelas, a sueste por Lisboa, a sul e oeste por Oeiras e a oeste e norte por Sintra.

Em 1979, é elevada a cidade e passa a dispor de município próprio pelo seu desenvolvimento demográfico. Inicialmente de cariz rural e pontilhado de aldeias e pequenos casais, o concelho foi-se desenvolvendo em virtude da melhoria das acessibilidades, especialmente após a construção da Linha de Sintra. Entre as décadas de 1950 e 1970, sofreu uma explosão demográfica em virtude da sua posição dentro da primeira coroa envolvente à capital.

Em termos de infraestruturas, as principais artérias rodoviárias consistem na A9, A16, A36 e A37; as infraestruturas ferroviárias que atravessam o concelho consistem na Linha Azul do Metropolitano de Lisboa e na Linha de Sintra.

História de Amadora

O actual território da Amadora nasceu da divisão da antiga freguesia de Benfica, cortada pela Estrada da Circunvalação aquando da redefinição dos limites de Lisboa, em 1885-1886. A freguesia extramuros, chamada Benfica-Extra, ficou a pertencer ao concelho de Oeiras. O principal núcleo da freguesia era lugar da Porcalhota, então situado ao longo de um dos mais antigos e importantes eixos viários da região, a Estrada Real que ligava a capital a Sintra[8], e provido mais tarde de uma estação ferroviária. No entanto, o concelho possuía vários casais, entre eles os da Amadora, Venteira e Falagueira, próximos da Porcalhota. Em 1907, a população local pediu ao rei D. Carlos que permitisse a mudança de nome, situação a que o Ministério do Reino deu despacho, ordenando que todos estes núcleos urbanos tivessem a designação de Amadora em 28 de outubro de 1907.

Foi elevada a freguesia dentro do concelho de Oeiras em 17 de abril de 1916, e foi elevada a vila em 24 de junho de 1937.

O município da Amadora viria a ser criado 42 anos depois, em 11 de setembro de 1979, por secessão da freguesia da Amadora, no nordeste do concelho de Oeiras. Dias depois, a 17 de setembro de 1979, a vila da Amadora é elevada a cidade, e a freguesia homónima é dividida em oito freguesias: Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira-Venda Nova, Mina, Reboleira e Venteira. Na ocasião agregou a si partes das freguesias de Queluz e de Belas, pertencentes ao concelho de Sintra, e tendo cedido a localidade de Presa que passou a fazer parte da freguesia de Odivelas, atual concelho de Odivelas.

Entre os seus símbolos contam-se o Aqueduto das Águas Livres, bem como os campos de aviação que tiveram tanta importância na emergência da aviação em Portugal, sendo que ainda hoje o Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa se situa no concelho, na freguesia de Alfragide. Ambos figuram nas armas da cidade.

A Amadora é considerada um município de montante, visto que o seu território abrange os troços iniciais das quatro bacias hidrográficas que o drenam. A rede de drenagem concelhia é de pequena dimensão e reduzidos afluentes (baixa densidade), com um padrão tipicamente dendrítico e ângulos de confluência agudos. Todas as bacias que atravessam o concelho pertencem à Região Hidrográfica do Tejo, sendo os cursos de água tributários desse rio e desaguando no seu estuário após atravessar solos geralmente pouco permeáveis. Os cursos de água apresentam vários sentidos de escoamento, sendo que na metade ocidental e sul-oriental o sentido dominante é norte–sul e nas restantes áreas é noroeste–sudeste.

Estacionamento no centro de Amadora

Parking econômico

A TravelCar é uma das empresas do setor que mais cresce no mercado. Uma empresa com experiência em mais de 50 países de 5 continentes diferentes. Uma prova da confiança que milhares de clientes depositam em nossos serviços.

Vários serviços estão a disposição do seu cliente, no entanto, a localização dos estacionamentos da TravelCar, sem dúvida, é um diferencial quando procura-se por uma empresa do setor. Para se ter uma noção de como estacionar com a TravelCar é uma boa opção, o estacionamento normalmente é entre 40-70% mais barato em comparação aos parques tradicionais, o que com certeza representa uma grande economia para o seu bolso. E ainda é possível reservar o seu lugar em poucos minutos através do nosso serviço online, a melhor opção para quem deseja deixar tudo programado para a hora chegada.

Contrato de longa duração

Uma ótima escolha para quem deseja passar uma temporada em Amadora e não pretende se preocupar com estacionamento é o serviço de parking de longo prazo da TravelCar.

Nessa modalidade é possível encontrar estacionamentos ao redor de todo o centro e arredores de Amadora, com ofertas baratas e em locais de interesse da cidade. A TravaleCar oferece estacionamentos cobertos e descobertos, perto de hotéis, praças e áreas comerciais, ou seja, uma ótima opção para quem quer viajar sem se preocupar com o carro.

Essa modalidade é ideal para quem deseja se divertir por muito tempo nos arredores da cidade sem ter que ficar buscando todo o tempo ou ter quer renovar o contrato de tempos em tempos. Sem falar que um contrato de longa duração oferece inúmeras vantagens, procure a TravelCar e saiba mais.

Estacionamento seguro

Entre as principais preocupações ao escolher um estacionamento está justamente a segurança. Claro, qualquer pessoa deseja que o seu veículo esteja bem guardado, e a TravelCar atende esses desejos justamente por disponibilizar de uma equipe de segurança altamente qualificada e que monitora os seus estacionamentos 24h por dia.

De acordo com as nossas pesquisas feitas juntos aos nossos clientes, a segurança está no topo da lista de preocupação em relação ao estacionamento. Pode-se entender isso já que muitas vezes não se conhece bem a cidade e o bem estar da família é a maior preocupação, ninguém deseja passar as férias preocupado de como vai encontrar o seu carro quando voltar. Basta buscar algum dos nossos parceiros e deixar que nos encarregaremos de prestar o melhor serviço com as melhores tarifas para si. Não se preocupe porque a TravelCar vai cuidar do seu carro da melhor maneira possível.

Estacionar no centro de Amadora

Amadora tem uma conexão muito importante com Lisboa, Sintra e as cidades que compõe a área metropolitana de Lisboa. Conta com fácil acesso através das rodovias e de linhas de trem que a conectam com o centro lisboeta.

No entanto, passear por Amadora é uma delícia e conta com atrações como Casal da Falagueira de Cima que é um casal quinhentista de interesse histórico, arquitectónico e também arqueológico na Amadora. Está localizado dentro do Parque Urbano da Ribeira da Falagueira, parque que faz ligação com o novo Parque Aventura.

O Casal pertenceu à Ordem de Malta, que é visível pela existência de vários marcos com a cruz da Ordem de Malta, um dos quais presente na própria estrutura do Casal. Não se conhece a origem e antiguidade deste Casal, mas a primeira referência escrita encontrada refere-se ao ano de 1220. Possui a classificação de Imóvel de Interesse Municipal, desde 2006.

Se até algum tempo, a Amadora era uma área predominantemente rural, actualmente é uma zona muito desenvolvida do ponto de vista urbano, conservando ainda alguns interessantes monumentos.A marcar a fronteira com a cidade de Lisboa, existem as Portas de Benfica, uma curiosa construção do início do século XX com oito torreões, por onde antigamente se cobrava uma taxa sobre a circulação, numa espécie de portagem "à moda antiga".

A Casa Roque Gameiro é fundamental para uma visita, não só por ser a antiga habitação do pintor e albergar parte do seu espólio, mas também por ser um exemplar perfeito do conceito arquitectónico de "Casa Portuguesa".

Uma importante decoberta arqueológica feita em 1932 foram as Grutas de Carenque, que remontam ao terceiro milénio a.c. Fundamentais para a compreensão da nossa Pré-História, as grutas constituem uma necrópole com três sepulcros colectivos escavados na rocha, integrando-se numa cultura funerária mediterrânea.

As visitas guiadas podem ser marcadas no Museu Municipal de Arqueologia da Amadora.

É também na Amadora que nasce o Aqueduto das Águas Livres, podendo visitar na cidade a Mãe d'Água Nova e a Mãe d'Água Velha. O Aqueduto é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa, e que tem como obra mais emblemática a grandiosa arcaria em cantaria que se ergue sobre o vale de Alcântara, um dos bilhetes postais de Lisboa.

O Aqueduto foi mandado construir por D. João V, no século XVIII, tendo origem na nascente das Águas Livres, em Belas, Sintra, e foi sendo progressivamente reforçado e ampliado ao longo do século XIX. Resistiu incólume ao Terramoto de 1755.

Aproveite ainda para conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapa. Além disso, é possível conhecer a Ponte Filipina de Carenque de Baixo, sobre a Ribeira de Carenque, que foi construída no século XVII. Nessa ponte de grande valor histórico e arquitetónico existe um marco em pedra onde é possível ler-se: Esta ponte foi mandada fazer pelo Senado de Lisboa à custa do real do povo, 1631. A ponte situava-se nessa época no curso da velha Estrada Real Lisboa-Sintra, que passava pelo Palácio de Queluz.

Também é possível conhecer a Necrópole de Carenque é um sítio arqueológico constituído por três sepulcros coletivos escavados nos afloramentos calcários do Tojal de Vila Chã, freguesia da Mina, na Amadora, Portugal. Estes sepulcros ou túmulos, genericamente designados como «grutas artificiais» por terem sido escavados na rocha (hipogeus), integram-se numa tradição cultural-funerária mediterrânica, numa fase tardia do megalitismo. A construção e as primeiras deposições de cadáveres remontam ao final do Neolítico (4.º milénio a.C.), encontrando-se igualmente registada a sua posterior utilização no Calcolítico.

Vantagens de escolher a TravelCar

A TravelCar ainda oferece várias opções de serviços, tudo para facilitar a vida dos seus usuários. Antes de tudo é importante frisar que a empresa conta com experiência em mais de 50 países de 5 continentes diferentes. Uma prova da confiança que milhares de clientes depositam nos seus serviços.

Profissionalismo, qualidade e bom preço aliado que resultam numa das empresas que mais cresce no setor que oferece estacionamento por um preço entre 40-70% mais barato em comparação aos parques tradicionais, o que com certeza representa uma grande economia para o seu bolso.

É importante também frisar que estamos próximos de quase todas as estações de comboio, aeroportos, hotéis e rodoviárias. Uma grande vantagem para quem quer se locomover ou viajar e deseja um estacionamento seguro para poder guardar o seu carro. Basta buscar algum dos nossos parceiros e deixar que nos encarregaremos de prestar o melhor serviço com as melhores tarifas para si.

Serviços ao cliente da TravelCar

O seu carro contará com vigilância 24h, além de disponibilizarmos diversos serviços como seguro cancelamento. Fora essas vantagens é preciso frisar que os nossos preços são imbatíveis. A TravelCar oferece as melhores tarifas para guardar o seu carro, além de disponibilizar atendimento 24h por dia para os seus clientes. Estamos à postos para tirar qualquer dúvida que venhas a ter.

Sabemos que imprevistos podem acontecer com qualquer viajante e por isso nossa equipe e parceiros estão de prontidão para tirar qualquer dúvida e resolver qualquer problema que possa surgir. Profissionalismo que vem de longa data e que só corrobora com a qualidade dos serviços oferecidos pela TravelCar.

E claro, não se esqueça que Amadora encontra-se a apenas 15 km do Lisboa, 300 km do Porto e 260 km do Faro. O nosso serviço ao cliente é 24 horas e funciona todos os dias da semana. Alugar um carro em Amadora nunca foi tão fácil, aproveite agora nossas grandes tarifas e serviços!

Témoignages